Muitos especialistas classificam as cervejas de acordo com o processo de fermentação, e basicamente, os dois principais são as de fermentação de superfície (alta fermentação, ou Ale), e as de fermentação de fundo (baixa fermentação ou Lager). Essa divisão é muito prática! Os nomes Ale e Lager são utilizados em várias partes do mundo para se referir ao tipo de fermentação utilizada.
As cervejas Lager são relativamente novas na história da cerveja. Surgiram no final do século XIV, mas só ganharam notoriedade na primeira metade do século XIX.
Cerveja Ale
Conhecida como cerveja de fermentação de superfície, ou de alta fermentação, cuja fermentação acontece em temperaturas entre 15ºC e 25ºC, durante três a cinco dias. As leveduras Ale sobrenadam na cerveja, na maioria dos casos. As cervejas Ale tendem a ser mais densas, mais escuras, de paladar acentuado e mais aromáticas que as Lager.
Cerveja Lager
Conhecida como cerveja de fermentação de fundo, ou de baixa fermentação, cuja fermentação acontece em temperaturas entre 9ºC e 15ºC e dura entre 10 e 14 dias. A baixa fermentação leva em geral a cervejas de aromas menos frutados e condimentados (com menos aromas de fermentação). Essas cervejas tendem a ser douradas, leves e brilhantes.